NOSSA HISTÓRIA

A CRIAÇÃO DA ASCON (Associação das Empresas da Construção Civil do Rio Grande) reforça a ideia de um Sindicato da Construção Civil RS forte.

O Centro de Indústrias estava convidando as empresas da área de construção para participar da Câmara especializada na Construção Civil junto ao CIRG. O presidente do CIRG era o Werner Hädrich e Paulo Edson o Diretor Executivo. As empresas então se reunirão e criaram a ASCON, já pensando em resolver antigas pendências como os valores de dissídio iguais aos de Porto Alegre, com grande prejuízo para as empresas locais. A associação criou vulto e começou a participar ativamente de grupos de trabalho junto a Prefeitura, apoiada pelo CIRG que apoiava à criação do Sinduscon Rio Grande. A pergunta era “com criar o Sinduscon Rio Grande?” Como ter um Sindicato Construção civil no RS forte?Era a hora da legislação.

O primeiro ato era fácil fazer uma Assembléia Geral para constituição do Sindicato e registrar o mesmo. No entanto a segunda etapa era muito árdua, obter o reconhecimento da base territorial pela FIERGS.

Julgando que o grupo (ASCON) já estava maduro para ter seu próprio Sindicato, convocamos a Assembléia Geral, publicando anúncio em jornal local. A resposta foi muito boa. Vinte e uma empresas apoiaram a criação e dez compareceram na Assembléia no dia 17 de abril de 1997. Trabalho de equipe, tudo a organizar, tudo a decidir, estatutos, despesas a pagar, cobranças. A primeira diretoria foi decidida colocando à disposição de todos os cargos disponíveis. Não houve disputa. Entendíamos que o Signorini, presidente da Ascon, deveria ser o Presidente do Sinduscon, mas por unanimidade foi escolhido o Engº Miguel Thormann, assim nasceu o Sinduscon Rio Grande.

A segunda etapa foi pedir e receber a base territorial de Rio Grande. O Sinduscon RS, não queria abrir mão de seu território e impugnou judicialmente o nosso pedido de registro sindical, mas outros Sinduscons com Pelotas e Santa Maria se aliaram a nosso favor.

Até 1998 estávamos numa situação estranha, tínhamos o sindicato formado e registrado, mas não podíamos discutir dissídio coletivo perante o TRT e tínhamos de ser representados pelo Sinduscon RS. O absurdo foi o Sinduscon RS não comparecer na audiência de conciliação, pois apesar de estarmos presentes, o nosso real representante nos boicotou.

Fizemos contato com as demais entidades do grupo da construção civil na FIERGS. Todos ficaram indignados com o fato e solidarizaram-se conosco. O Sinduscon RS tinha passado dos limites. A partir desta data todas as demais entidades do interior defenderam nossa independência o que aconteceu em 20 de agosto de 1998, data em que a base territorial de Rio Grande foi entregue ao Sinduscon Rio Grande, um Sindicato da Construção Civil do RS.

05

FILOSOFIA DA MARCA

Conceito

Com base no breifing e no foco da instituição, oque é sindicalizar indústrias da construção civil em Rio Grande – foi desenvolvido as seguintes representações gráficas:

Quanto ao pictograma, ele representa um alicerce resistente de vista aérea com uma sapata – que além de representar de forma minimalista elementos da contsrução, representa o papel da instituição – ser uma vase forte para os associados, ser resistente em prol dos membros.

A resistência e solides para com os assuntos que se elvolve é o principal aspecto do conceito aplicado.

A tipografia foi desenvolvida para ser harmõnica com o pictograma, tendo boa legibilidade para ser de fácil fixação e memorização.

Quanto as cores, o azul foi escolhido para passar seriedade, serenidade, harmonia, e tranquilidade – já o laranja simboliza alegria, vitalidade, prosperidade, sucesso e energia, tudo que os associados precisam em relação do posicionamento da instituição quando aos assuntos do seu interesse.

Uma marca forte, clean e de fácil aplicação – se fixará com facilidade na memória do público alvo, sendo referência em Sindicato-da Construção Civil no RS.

cub rs, sindicato construção civil rs, sinduscon rio

Fechar Menu